KATANA - A LÂMINA PERFEITA
Nessa matéria vamos mostrar um pouco sobre a história dessa espada de origem oriental chamada "KATANA"! Vamos ter algumas explicações, imagens e ao final um vídeo de uma pistola de 9mm atirando contra uma KATANA. Curioso para saber o resultado? Acompanhe a matéria então até o final. Boa leitura!
Um mestre que tem a capacidade de forjar uma espada KATANA se forma ao longo de 20 anos de muitos estudos e muitas dedicações. Muitos mestres ensinam aos seus discípulos há caminharem pelos rios para pegar uma areia chamada SATETSO, produto da erosão do minério de ferro e encontradas nos leitos dos rios para fazer suas KATANA´s.
A fundição começava na produção de uma estrutura de barro retangular ou oval, chamada TATARA. A cada ciclo de fundição, que demorava de 5 à 8 dias(dependendo da quantidade de aço produzido) uma TATARA era utilizada.
Depois de dias com essa "fogueira" gigante, onde se produzem mais de 200 quilos de metal, se escolhe uns 5 quilos e o resto se joga fora.
Depois de empilhar o metal corretamente, era derramada uma argila líquida sobre o metal e essa argila não permitia que o aço queimasse.
O Aço então seria dobrado 6 vezes em uma direção e 6 vezes na direção oposta, criando uma série de camadas que dão uma resistência máxima ao aço. Após 10 dobras se tem mais de 100 camadas.
Algumas espadas levavam anos para terem suas lâminas concluídas. Existem espadas japônesas com 500.000 camadas. Alguns projetos levam anos para ficarem prontos.
Diz a lenda que uma encomenda de um Shogun poderia levar mais de 3 anos até sua conclusão.
Quando uma espada, no meio do processo de produção, tinha uma dobra em direção errada, todo o bloco era descartado e começava-se tudo de novo.
Sempre que fosse necessário o fogo na fundição da Katana, o mesmo era criado de uma maneira quase mágica, golpeando-se um espeto de metal até que sua ponta ficasse incandescente. Neste momento o mestre pegava uma folha de papel de arroz que tocava no metal e ascendia a TATARA.
As espadas forjadas pelos mestres japôneses tem seu valor entre $30.000 e $250.000 dólares. As espadas históricas de Mestres como "Massamune" ou Samurais como "Musashi" podem alcançar valores superiores à $1.000.000,00 de dólares.
Numa análise química do metal da espada, um cientista falou que para chegar a uma mistura tão rica e pura daquele tipo, teria que ser gasto muito dinheiro e os japôneses conseguem fazer isso a mais de mil anos.
Assista um vídeo de uma pistola 9mm contra uma espada Katana: